Delícias que o Frio Traz

Post_CHOC-QUENTEblog2

O inverno está chegando, a temperatura já começa a diminuir e nada melhor que um lugar aconchegante para curtir o friozinho, comendo e bebendo delícias que nos aquecem nessa época do ano. Preparamos cinco deliciosas receitas com muito sabor para os dias de inverno.

 

Chocolate quente

Ingredientes:

-        2 xícaras (chá) de leite Serramar

-        1 colher (sopa) de amido de milho

-        3 colheres (sopa) de chocolate em pó

-        4 colheres (sopa) de açúcar

-        1 pau de canela

-        1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bater o leite, amido  de milho com chocolate em pó e o açúcar. Depois despeje em uma panela com a canela e levar em fogo baixo, mexendo até ferver. Desligue e adicione o creme de leite, mexendo bem até ficar homogêneo.

 

Doce de Leite Cremoso

Ingredientes:

-        2,5 litros de leite Serramar

-        400 gramas de açúcar cristal

-        1 fava de baunilha

-        1 pitada de sal

Modo de preparo:

Coloque o leite e o açúcar em uma tigela grande. Leve ao fogo em banho-maria, mexendo até que o açúcar se dissolva.

Cubra com um papel manteiga em contato com o leite para não criar uma nata por cima, pois isso deixaria a maior parte da gordura do doce nessa nata e seu doce de leite ficaria menos cremoso.

Deixe reduzir em banho-maria até a metade. Para isso mantenha uma chaleira com  água quente do lado do seu banho-maria e complete-o com água quente sempre que o nível da água baixar muito, pois essa redução demora entre 5 a 7 horas dependendo da abertura da tigela.

Quando terminar de reduzir, leve para uma panela, junte a baunilha raspada e o sal e cozinhe até que fique cremoso. Aproximadamente 15 minutos em fogo médio e mexendo sem parar para não grudar.

Ao final do cozimento, coloque em um pote esterilizado e ainda quente e feche com a tampa.

Rendimento: 400 gramas.

 

Arroz Doce (de Leite)

Ingredientes:

1 xícara de arroz branco

1 litro de leite Serramar

1 lata de leite condensado

1 gema

Açúcar

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz e antes de secar completamente, adicione o leite e o leite condensado. Deixe em fogo alto até ferver, após isso mantenha em fogo baixo até o final. Mexa de vez em quando, e retire a nata que formar. Antes de retirar do fogo, bata uma gemada com açúcar e adicione na panela. Mexa bem, depois coloque em um prato e polvilhe com canela. Se preferir coloque um pouco de casca de limão raspada para dar um gostinho azedo

Rendimento: 6 porções. 20 minutos de preparo.

 

Choconhaque

Ingredientes:

250ml de leite quente Serramar

50ml de conhaque

4 colheres (sopa) de chocolate em pó

Açúcar, chantilly e canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Misturar bem o leite, conhaque, chocolate e açúcar. Coloque nas xícaras, cubra com chantilly e polvilhe a canela.

 

Fondue de Chocolate

Ingredientes:

400g chocolate amargo

100 ml de leite Serramar

170ml de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de baunilha

Modo de preparo:

Em banho-maria derreta o chocolate, partido em pedaços com o leite, o creme de leite e o açúcar. Mexa até virar um creme homogêneo.

Queijo: uma História e 5 curiosidades

Käsesorten

Um cientista da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, descobriu que o queijo nasceu de uma crise agrícola. Segundo Paul Kindstedet, em entrevista para o ABC espanhol, o queijo foi criado há 8.500 anos quando as práticas na agricultura se intensificaram e saturaram os solos da região do Crescente Fértil (que inclui territórios de Israel, Jordânia, Líbano, Síria, Iraque e Egito).

Com a produtividade agrícola em queda, os nômades decidiram apostar nas ovelhas e cabras que viviam nos campos de trigo. Estes animais eram muito resistentes e podiam sobreviver em terrenos mais pobres.

Quando os agricultores começaram a guardar o leite em excesso, vindo dos cada vez mais animais que possuíam, nos recém-criados vasos de cerâmica, o calor daquela região e o desenvolvimento de bactérias no interior dos recipientes fizeram o resto. O leite coalhava e nascia o queijo.

Mas a iguaria foi, durante muitos anos, um produto apenas para os mais novos. Na altura, só os bebês e as crianças menores bebiam leite e esse primeiro derivado sem ficarem doentes. Os adultos seriam intolerantes à lactose, algo que hoje é confirmado pela Medical News e já foi mencionado em artigos no MilkPoint. A tolerância à lactose na idade adulta surgiu mil anos depois das primeiras produções de queijo.

A origem da produção de queijo tem sido sempre muito mitificada. Uma lenda falava num nômade que depositou o leite dentro do estômago de um mamífero para o conservar e dar a beber aos filhos durante uma viagem. A explicação, afinal, parece ser bem mais simples. E natural.

 

5 curiosidades sobre o queijo: 

Há um queijo proibido

O Casu Marzu é um tipo de queijo inventado em Itália cujo consumo é proibido porque é produzido com larvas de mosca vivas. Segundo o Huffington Post, durante a fermentação, as larvas vão decompondo o queijo, que é deixado ao ar livre para permitir às fêmeas que desovem no seu interior. Ainda assim, este queijo é produzido na Sardenha e é comercializado no mercado negro. Torna-se tóxico quando as larvas morrem.

 

Os gregos são quem mais consomem queijo:

O maior consumidor mundial de queijo é a Grécia, mas no topo da produção e exportação estão os Estados Unidos da América. Nos EUA produzem-se 18 mil milhões de quilogramas de queijo.

 

A França possui 700 gêneros de queijo

Em território francês existem 700 géneros de queijo patenteados, conta a International Dairy Food Association. Se você quisesse provar um tipo de queijo francês por dia tinha de permanecer em França durante mais de dois anos.

 

Os queijos devem ser consumidos de forma diferente

Para aprender como devem ser cortados ou acompanhados os queijos, visite o Cheese.com, em inglês. Segundo o site, os queijos redondos devem ser cortados às fatias (como se cortam tradicionalmente os bolos) e os queijos altos devem ser cortados na horizontal, para evitar que percam as suas propriedades.

 

Expressões idiomáticas com a palavra “queijo”

Existem pelo menos duas expressões idiomáticas onde se inclui a palavra queijo. A frase “Pão, pão, queijo, queijo” é utilizada quando se conversa francamente sobre algo muito simples. E a expressão “Com a faca e o queijo na mão” refere-se a alguém que detém um determinado poder, que pode agir e que tem domínio sobre as situações.

 

As informações são do Observador/Portugal, adaptadas e publicadas pelo portal MilkPoint.

Assado de cascas de chuchu

Blog - 1304

Aproveitamento integral do alimento: essa é o diferencial desse receita, que é super leve, saudável, saborosa e rapidíssima. Veja:

Ingredientes

4 xícaras de chá de cascas de chuchu picadas e cozidas

2 colheres de sopa de queijo ralado

1 xícara de chá de pão amanhecido molhado em leite SERRAMAR

1 cebola pequena

1 colher de sopa de óleo

2 ovos inteiros batidos

sal a gosto

 

Modo de preparo

Bater as cascas no liquidificador e versá-las em uma tigela. Misturar os outros ingredientes, despejar a massa em uma forma untada e assar até que ela esteja dourada.

 

Observações

1) Se quiser, pode adicionar uma lata de sardinha desfiada à massa.

2) Essa receita também pode ser feita com cascas de abóbora, rabanete, beterraba ou talos refogados de agrião, couve e brócoles.

 

 

 

Carregando mais posts